quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Gambiarte.



Resolvi escrever esse post inspirado por uma frase que ouvi ontem (e que diga-se de passagem, ouço sempre) da minha mãe e namorada, respectivamente. Ou não.

Algo tipo:

- Tu já gosta de juntar coisa velha ein?
- É! Mais lixo pra ele guardar no quarto...


Desde criança, sempre tive mesmo essa veia ecologicamente correta - pra não dizer mania estranha - de andar procurando algo legal pelo chão. As vezes um cartaz rasgado de um show da Rosana - como uma deusa - no Oásis pode ser legal, o critério é meio instável. Sempre guardando e pensando: "dá pra fazer algo legal com isso".

Já achei umas calças mezzo-hippies no lixo da vizinha que me serviram durante um bom tempo. Tênis, camisetas e bonés velhos de amigos, muitas vezes já foram reciclados. Sem falar das toneladas de embalagens, papéis, adesivos, posters e qualquer espécie de material gráfico (muitas vezes de qualidade duvidosa) que venho juntando durante os anos.

As vezes, motivado pelo espirito "let it go" e as vozes dos oráculos citados no começo do post, eu acabo me desfazendo de muita coisa...uma pena.

Sempre pensando num futuro uso, as vezes as coisas até funcionam. Um imã de HD já foi colado com superbonder na parede do banheiro pra servir de 'segura-zippo', por exemplo. Cabo de vassoura vira controle-remoto e por aí vai. Só pra provar que nem tudo era só "lixo-legal".

Tinha também uma raríssima coleção de carteiras de cigarros*. Todas as marcas. Samba, Flamengo, Fórmula, Oscar, Bacana, Pagode. Tinha até Derby vermelho! Essa doei por vontade própria e merecimento, diferente da infinidade de relíquias que tive que me desfazer por conta da falta de espaço e dos conselhos do oráculo. Já tive um cone de trânsito roubado em pleno desfile de sete de setembro, meu primeiro all star, a calça hippie da vizinha, o quadro do Ramones que, depois de um tempo, descobri esconder uma imagem do Rambo I! Meu violão gianinni trovador, recuperado pelo meu avô-marceneiro (quem conhece, sabe o som que o "bicho" tinha) e a famigerada camisa dos aviõezinhos. Tive que jogar fora pois não me "dava bem" há um bom tempo (bastante, pode confiar!) e uma garota por quem eu estava "gamadão" me disse que a camisa era um cu. Não era uma condição, uma imposição, mas na minha situação (até rimou) era melhor nao arriscar. Porra! Aquela camisa era massa!

Enfim, Escrevi esse monte de besteira só como "gancho" pra mandar alguns links de sites que eu acho muito legais, do tipo "Faça você mesmo". Na maioria dos casos, as pessoas criam tutoriais de como se fazer algo a partir de outra coisa (essa frase ficou meio letra do Engenheiros do Hawaii) velha, quebrada, usada, ou de baixo custo. Tipo antena wi-fi de lata de pringles. Por sinal lata de pringles é um lance massa. Dá pra fazer mil coisas com aquilo. Cofre, porta caneta, luminária, tubo pra guardar desenho, etc...Viva a gambiarra e as coisas legais que, literalmente, não tem preço.

Enfim, seguem os links:

http://br.youtube.com/user/makemagazine - Canal do youtube. O nome do canal é auto-explicativo.

http://www.expertvillage.com/ - Esse tem de tudo. Desde aprender danca do ventre até reproduzir hamsters.

http://www.instructables.com/ - Esse, pra mim, é o melhor de todos. Fodão!

http://lifehackery.com/2008/01/23/99-extraordinary-uses-for-ordinary-objects/ - Um post muito legal num blog tão legal quanto.

http://gambiarra.tia.mat.br/ - Brasileiro e muito geek.


Comunidades pra quem se identificou:

Eu amo coisa velha.

Qual foi a maior gambiarra que você já fez? Aproveitem a inspiração e respondam nos comentários. Acho que a minha foi grampear uma camisa. É o que lembro agora...

http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=278134 - Essa vale a pena fuçar e, se você se identificou, rir da própria cara.

http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=2150862 - Essa é uma homenagem ao meu coroa. Quem conhece sabe que o cara é foda. Na falta de birita ja tomou álcool com Kisuki. Minha irmã ganhou de presente um notebook que não tem teclado (o teclado é avulso) e a tela de lcd é presa com fita isolante. Obra prima.

* As fotos das embalagens de cigarros foram retiradas do site Obvious.

Um abraço e boa sorte com a fita isolante!

Por Nelson Oliveira

6 comentários:

Anônimo disse...

puta que pariu, agora me emocionei! velho, lata de pringles é foda! eu tenho muita resistência a jogar embalagens fora, sempre vejo como um porta lápis, porta tinta, paleta, e o caralho.. a solução é tenha um espaço de estúdio/atelier ou uma garagem foda, isso sim é qualidade de vida. viva o lixo!

Unknown disse...

Foda era a camisa de aviõezinhos, deve ter sido muito duro se desfazer dela!!Cara acho legal reutilizar coisas, mas acho que só se deve guardar ou pegar se você já tem uma função praquilo, senão deixa lá pra alguem que tenha, saca?! Tu pode ta tirando um brinquedo de uma criança só pra guardar e depois jogar fora!

so cute disse...

Meu amigo vc está falando com a piveta q ganhou o primeiro lugar no concurso de brinquedo de sucata do colégio!!! Fiz uma Emília, sim, a boneca de pano,de lata de leite ninho, uahuahuahau!
Qdo eu era pequena tbm usava latinhas de pringles pra guardar canetinhas, mas elas nunca perdem o cheiro.
Baby, o oráculo não quer podar sua criatividade, apenas preza pelo controle populacional dos ácaros (meus inimigos íntimos).

isadora p. gallas disse...

Nelson, olha o site dessa loja que eu vi em Buenos Aires... maravilha

http://www.objetos-encontrados.com

so cute disse...

Ah! Já ia me esquecendo, aquela camisa era realmente um cu, tá?!
Mas o Saruel do lixo da visinha era mto style!

=*

gabiluz disse...

Posso ver o Roger nesse post!
eu "O Roger adora guardar cacareco!!! nam!!"
Eoger: "Por isso que sou cheio de coisas Vintage!"

aff maria