quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Torta de Limão



Sabe quando você fica de saco cheio de falar de trabalho? Quantas vezes estive prestes a dar um golinho numa cerva geladérrima no começinho do fim-de-semana e pior, no final de mais um dia estressante e alguém vira e pergunta: - Sabe aquela bolsa tal? Você viu que a cor do momento é o Azul caixão-de-anjo? E o desfile do Fulaninho de Paris, que escândalo!? Quando tudo que você quer é ficar bêbada, falar merda até de manhã e rir até soluçar?

Eu sei que a intenção do blog é postar textos bacanas sobre design, moda, arte, música, mas hoje eu vou dar uma contribuição culinária, (afinal, Gastronomia também é cultura) como um desabafo de alguém que tá tão doida por férias, ao ponto de pensar em virar Hippie.

Essa é uma receita que quem já provou não se arrependeu, é também a mesma que ajudou a agarrar meu gato.



É tão fácil, que dá pra qualquer piloto-de-primeira-viajem fazer. Não tem nada de dar ponto, temperar, bater, nem nada...não tem como dar errado. É tão rápida, que qualquer "workahollic " tem tempo pra fazer.



Vamos lá!

Torta de Limão Sessão da tarde.

Ingredientes:

2 Pacotes de biscoito tipo Maisena
2 Latas de leite condensado
200gr de Margarina (se for sem sal, é melhor.)
Suco de 6 a 8 limões
Suspiros


Mãos a obra:

Derreta a margarina e reserve até esfriar.
Triture os biscoitos no liquidificador até ficarem grãozinhos, mas sem deixar virar um pó.
Misture aos poucos a margarina derretida e os farelos de biscoito até deixar a massa úmida e uniforme. Caso seja preciso, derreta um pouco mais de margarina para não deixar nenhuma parte seca.
Forre uma forma tipo Pirex redonda ou se preferir uma fôrma de alumínio de fundo removível com a massa,
amassando suavemente com os dedos. Faça os cantinhos das laterais da forma, como paredes de biscoito,
de 3cm aproximadamente. Fure com um garfo delicadamente toda a massa.
Pré aqueça o forno com temperatura média e coloque a forma por 7 minutos ou até dourar.
Cuidado para não deixar muito tempo, não esqueça que o biscoito já é assado.
Tire do forno e reserve para esfriar a forma.

Antes de espremer os limões passe as cascas no ralador suavemente. Reserve as raspinhas.



Abra as latas de leite condensado e misture aos poucos com o suco dos limões.
Você pode deixar azedinho a seu gosto, colocando menos ou mais limões.
O leite condensado vai ficar com uma consistência firme naturalmente ao misturá-los bem.

Despeje o recheio sobre a massa de biscoito já assada e decore com suspiros.
Uma dica são os mini suspiros, pois são mais leves e bonitinhos.
Jogue sobre tudo as raspinhas de casca de limão.
Espere a forma esfriar totalmente e coloque na geladeira.
se estiver fazendo na forma de fundo removível é melhor desenformar gelada mesmo.

Sirva frio acompanhado de um copão d´água bêeem gelada.



Divirtam-se. Deliciem-se.



PS 1: Coloquei esse nome na torta em homenagem ao programa que mais gosto de assistir e morro de saudades.

PS 2:Algumas pessoas fazem essa torta com suspiro feito de claras em neve, batidas em batedeira e depois levadas novamente ao forno pra dourar. Eu substituo por suspiros prontos porque acho mais rápido e fácil, e não perde o contraste do docinho com o azedinho.

Por Mel. E só.

7 comentários:

Anônimo disse...

melhor post do momento. só não prometo tentar fazer essa torta, porque como tô na vibe hippie também, vou pedir pro vizinho como caridade. um beijo.

Unknown disse...

Mel minha sobremesa favorita é torta de limão!!! Minha mãe faz uma que é fodástica! Vou pedir pra ela fazer pra tu provar! Adorei os suspiros!

so cute disse...

Essa torta adoçou os melhores momentos da minha vida, com amigos, família e como já falei com meu fofudo tbm, q por sinal se troca por minha iguaria.
Então, eu "agarantchxo!"

Nelson Oliveira disse...

Essa nao é só minha sobremesa favorita como é um dos meus pratos favoritos. Lembro do dia que eu, BJ, Pablo e Tici comiamos a deliciosa torta e tinham umas linhas vermelhas (parecia decorativo) que, sem saber do que se tratava, achamos ser 'cobertura de goiaba'. No dia seguinte descobrimos que era sangue da carne que tava emcima da torta, na geladeira.

a disse...

hahahahaha
sangue de carne é putaria!

A Filha da General disse...

E com os biscoitos Maizena de chocolate, no sábado ficou bom?

A Filha da General disse...

égua nelson, só agora li teu posto aqui... meu deus que gastura!!! :S