sábado, 27 de setembro de 2008
Teatro-de-Isquetes
Semana passada eu toquei no assunto rabiscos, mas em um sentido metafórico e até preconceituoso com a palavra. Hoje, o papo vai ser diferente. Antes de ir direto ao ponto do foco do post, vou rascunhar umas idéias.
Quem me conhece sabe que eu sou viciado em rascunhos de idéias (Calma, não vou ficar aqui falando sobre minha pessoa!) e em muitas vezes perco mais tempo analisando um rascunho de um artista do que suas idéias finalizadas. Acho que é lá que talvez, mais explicitamente, você vê as idéias puras, vê a ótica crua e muita liberdade criativa.
E é a favor dessa liberdade e contra as padronizações estéticas que eu venho meter-um-dedo-na-cara. É desses momentos de liberdade que acabamos nos esbarrando em expressões que vão virar nossas estampas, posters, livros ou até algo com uma ou aplicação menos mercadológica, como uma peça de museu.
Esse espírito livre pode ser nosso, não como artistas, mas como indivíduos, então: rascunhe, rabisque, projete, materialize suas idéias. Jogue fora as amarras do eu-não-sei-desenhar-e-escrever-pois-não-tenho-o-dom-vindo-dos-céus. Separe um bloco que caiba num bolso de um jeans, e crie o hábito de anotar e tracejar seus projetos em forma de imagens ou palavras. Essa vai ser a chave para abrir a porta do quarto onde tem uma grande faixa escrita para seu chefe careta: - Foda-se você e suas ideías cretinas, aqui eu faço o que quero!
Nesse momento, o mundo vai fazer um pouco mais de sentido em qualquer área que você atue como profissional.
Pra cortar o papo de auto-ajuda e numerologia, vou agora direto ao ponto em poucos caracteres. Baseado nesse clima de rascunhos, sketches ou o que você preferir chamar, indico a vocês assitirem um canal do You tube chamado: Sketch Theatre. Como ponto de partida vou indicar esse episódio do Chet Zar:
Por Felipe Diaz.
quinta-feira, 25 de setembro de 2008
We love Polaroid. All we need Polaroid.
Entre uma e outra pesquisa pela internet atrás de comprar os raros e caríssimos filmes instantâneos para a Polaroid ainda a venda no mercado, achei o site savepolaroid.com, fundado com o propósito de convencer outra empresa a produzir a tecnologia que a Polaroid anunciou interromper desde fevereiro deste ano.
O site incentiva os “órfãos polaroidianos” a postarem suas fotos instantâneas no Flickr, a contar suas experiências com a câmera e narrar sobre a importância da Polaroid em suas vidas. Já existem mais de 4000 membros.
O mais bacana é que, quem quiser abraçar a causa, pode deixar um recadinho destinado a empresas como Polaroid, Ilford e Fuji, justificando porque precisam salvar esta mídia. Ou mesmo preencher um questionário sobre seu comportamento de consumo para ajudar a orientar os esforços nesta luta. Podemos ler vários depoimentos comovidos e apaixonados dizendo por que a Polaroid deveria ser poupada.
Já neste endereço, pode-se adquirir camisetas e bottons do movimento, e todo o lucro é revertido para a bendita causa.
Independente de querer entrar ou não nessa “Polaroid Nation”, vale a pena visitar o site ler sobre a história da Polaroid e filmes já produzidos.
“É extremamente difícil chegar a qualquer espécie de consenso sobre esta questão: Por que salvar a Polaroid? Na verdade, existem tantas razões para salvá-la como existem pessoas que a usam.” (Savepolaroid.com)
Pra mim, é preciso salvar a Polaroid porque ela é simplesmente mágica. E pra você?
Pra conferir:
Save Polaroid
www.flickr.com/groups/savepolaroid/
www.shop.seantubridy.com
www.savepolaroid-jp.com/
www.weheartpolaroid.blogspot.com/
www.polagallery.blogspot.com/
Por Melina Mastroianni
quarta-feira, 24 de setembro de 2008
My Fashion Icons
Hoje o post tá meio paia, quer dizer, eu não acho paia mas pode parecer. Vou apenas listar meus ícones de moda (masculinos), explicando rapidamente o porque deles estarem aqui:
Roberto Carlos:
Pelo quase monocroma, uma coisa assim meio Klein.
David Bowie:
Por se fazer gigante com um metro e ciquenta.
Dener:
Pelo conjunto da obra.
Pepeu Gomes:
Pelo brilho cintilante púrpura do amor!
Zacarias:
Pela peruca .Tenho fascínio por peruca, eu e algumas amigas temos o wig alert (o nome é auto-explicativo).
Dudu Bertholini:
Pelo "não tentem fazer isso em casa"
Darth Vader:
Porque o mal realmente se veste melhor.
Fernando Gabeira;
Pela elegância caetânica, ele consegue ser mas elegante que o próprio Caê.
Clint Eastwood:
Por ser um velhinho pegável e talentoso, muito talentoso.
Prince:
Pela "Purple rain Purple Raaiinnnnn"
Bob Marley:
Pela audácia do jeans com jeans.
Sérgio Gurgel:
Porque meu sonho é conhecer Acopiara por causa dele.
Ps: A lista feminina, só na semana que vem!
Por Isadora P. Gallas.
Meu Primeiro Post
Bem atrasado, posto aqui pela primeira vez. Nunca fui de publicar nada em blogs, portanto não se espante, você leitor, caso perceba alguma inaptidão da minha parte para te entreter nessas linhas.
Já fui apresentado no "editorial" do blog, mas sempre é bom repetir o indispensável: Felipe Gurgel, 25, vive pra música (como baixista, jornalista e multimídia). Há pouco tempo deixei um pouco de lado uma atuação mais ampla no jornalismo cultural - área que atuo desde que me formei pela UFC, em 2004. Trabalhei muito como repórter e assessor nesse tempo. Agora, cuido de desenvolver alguns projetos que me inquietam mais.
Um deles é O Garfo, banda de "rock instrumental contemporâneo" - se preferir categorizar - de Fortaleza. Estamos com a Mojo desde o mês passado em uma parceria salutar e há pouco tempo repercutiram algumas aparições nossas devidamente vestidos pela marca.
Tem essa, da cobertura da Feira Música feita pelo Tramavirtual para o programa Radiola, da TV Cultura:
O melhor, além da aparição da espertíssima estampa "desireless" da Mojo, é a fala do dançarino no final da reportagem, ao som do Fossil.
Essa outra tem um aperitivo do que foi a calorosa - clichêzão esse termo, mas foi isso mesmo - passagem do Garfo por Belém do Pará, sexta-feira passada, no III Festival Se Rasgum. O nome do evento faz jus à ousadia, teve desde o tecnobrega do DJ Maluquinho a Plebe Rude. Olha a camisa do pinto aí + a do ovo frito vestida no Vitor (guitarrista). Reparem:
O vídeo foi registrado pelo celular do jornalista Rodrigo Lariú (RJ), que escreveu coisas boas sobre nós no blog dele do site do Multishow.
Já que eu comecei a listar os vídeos e já deves estar pensando mesmo que esse post é uma média danada com o parceiro, vou arrematar:
http://www.flickr.com/photos/renatus/2878151082/in/set-72157607417091955/
Esse flickr traz fotos do mesmo show de Belém. As imagens são do fotógrafo Renato Reis. É o material visual, até hoje, mais nítido e mais bem acabado graficamente dessa parceria O Garfo - Mojo.
Pronto, agora que fiz meu post institucional - hehehehe - adianto que nos textos que estão por vir não vou me deter somente ao que justifica, inicialmente, minha presença por aqui. Pretendo falar de música além da minha própria sombra. E é para isso que estarei pelo blog.
Mas já que fui "institucional" até aqui, passe aqui sempre que puder: http://www.myspace.com/ogarfo
Até mais!
Por Felipe Gurgel
quinta-feira, 18 de setembro de 2008
Fala que eu te escuto.
Certas camisetas fazem as vezes de auto-ajuda. Máximas do tipo "Princess", "I'm Hot" e “Gostosa & Toda Depilada” são usadas geralmente por pessoas meio barangas, ou pacosas. Acho válida a idéia de se colocar pra cima. Afinal, nenhuma maquiagem é melhor que o amor-próprio.
Sou observadora disso porque considero complicado vestir uma roupa “escrita”. Tenho dificuldades de comprar discurso, pudor mesmo. Por isso as poucas “camisetas faladas” que tive foram pensadas por mim. (Lembro agora de uma delas que estampava uma frase ótima de uma amiga também ótima. A tal frase dizia "de fuder o cu dos animais", cuja expressão significa algo como "massa" ou ”maneiro”.)
Tempos atrás uma outra amiga ótima me mandou uma foto de um rapaz que ela encontrou em um outro país que não usa nossa língua. Ele vestia uma camisa que dizia assim:
Achei gênio! Primeiro porque é verdade que a gente precisa ser mais legal. Mesmo. Segundo que, ao meu ver, ele já se considerava legal o bastante – caso contrário, estaria dito que "a gente precisa ser mais legal".
Ps 1: O nome do cara da foto e autor da frase/camiseta é Augusto Mylla de Carli.
Ps 2: Augusto, no caso de você dar uma googlada e se achar aqui: Dá uma sacada no "Mojo" da galera e manda a camisa pra Indira. Ela ainda está esperando.
Abraço.
Por Isadora P. Gallas.
Sedenta de novidades. Faminta por tendências. Louca por estilo. VI-CI-A-DA em Street-Slyle Blogs!
Ao contrário do que a grande maioria das pessoas pensa, as passarelas de Alta Costura não mais reinam absolutas no que se trata de lançar tendências. Os olhares dos profissionais de moda (lê-se Designers, Produtores, Stylists, Fotógrafos, Coolhunters, entre outros) estão voltados para as ruas, onde as tendências de moda verdadeiramente se confirmam. Uma das ferramentas mais práticas e instantâneas são os chamados Street-Style Blogs, que postam fotos de anônimos como referência de moda, Life-style e comportamento. É como uma “máquina de teletransporte”, em segundos podemos estar em uma rua de qualquer metrópole, em um pub, uma rave ou uma boate. Onde se menos imagina existe um Blog desse tipo. Já visitei Tel Aviv, Moscou, Zurique, Viena, Santiago, Bogotá, Bulgária...é uma coisa sem fim. Cada blog tem milhares de links, e assim vai!
Uma tendência super bacana também são os blogs pessoais, onde os próprios blogueiros se “montam”, fotografam e postam entre uma ou outra informação de moda mais tradicional . Existe umas “japinhas” que estão fazendo o maior sucesso, seguem os links:
www.pickedpics.blogspot.com | www.stylebubbledailywear.blogspot.com| www.stylebubble.typepad.com|
No site www.doesthislookstupid.com, você pode dar um “nota” pro look.
Seguem alguns endereços que valem a pena visitar. Uma dica: o grande lance é esmiuçar os links que cada um oferece.
http://thestreetswalker.blogspot.com/
http://www.viennastreetstyle.com/
http://www.lookatme.ru/look
http://ftp2.dns-systems.net/~sams/LSF/new_map.html
http://trendycrew.com/
http://thesartorialist.blogspot.com/
http://www.rioetc.blogspot.com/
http://www.styleandthecity.com/street-style-paris-fashion-week/
http://www.hel-looks.com/
http://www.copenhagenstreetstyle.dk/
http://stylebubble.typepad.com/
http://www.hoyfashion.co.uk/index.php
http://www.style-arena.jp/index_e.htm
http://stilinberlin.blogspot.com/
http://saopaulostyle.blogspot.com/
http://ilikemystyle.net/
http://www.mystylediary.stylehive.com
Se por essas andanças vocês descobrirem algumas preciosidades, enviem pra mim!
Bjocas, até a próxima.
Por Melina Mastroianni
terça-feira, 16 de setembro de 2008
Riscar Não é o Bastante.
No post passado foram colocadas, de forma descompromissada, algumas referências de artistas como maneira de mostrar mais uma gama de boas idéias mundo afora.
Hoje, estamos chegando a um status onde fica difícil separar o jóio do trigo, e pior: qual vai ser o referêncial para separar essa bagaça? Sinceramente, pra quem achou que eu ia pagar de inquisitor e cortar cabeças, se enganou.
A minha proposta para isso é simples: Observar.
Como falei, anteriormente, somos bombardeados, todos os santos flickers, por layouts, peças de design, artistas, fotógrafos e fica difícil absorver as propostas (Diabinho-Ombro-Esquerdo: - Quando elas existem, né cumpade?). Em contraponto, eu gosto quando me esbarro em artistas que mostram todo um universo paralelo pra nós. Abrem as portas da suas obsessões, fantasias e liberdades. E com isso dividem conosco esse espírito. Claramente, fascina e suspende suas idéias.
Então, repito: - O Riscar Não é o Bastante.
Além de uma boa idéia, acho que o ápice de um artista visual é quando ele consegue fazer com que você entre no seu universo dentro-de-alguns-microsegundos.
Observando por aí, um dia me esbarrei com o trabalho de um brasileiro que já tá dando pano pras mangas da roupa de Moisés em frente ao Mar Vermelho.
O nome do cara é João Ruas, atualmente mora em São Paulo. No seu blog ele tá sempre nos atualizando das suas criações. Visite o Souvlaki Space Station e o Flickr. Vale muito a pena.
Por Felipe Diaz.
Mojo Risin'! - Nós na mídia.
Nesse último domingo, saiu no caderno Buchicho, do jornal O Povo, um editorial de moda sobre t-shirts.
Participaram do editorial marcas como: Banca de camisetas, Desconexo, Moon, Yolo e a Mojo.
Vejam a matéria no site do jornal e acompanhem o clipping no orkut da Mojo!
Pra quem ainda nao conhece as camisetas, passeie pela loja e conheca nossas estampas. E pra você que só acredita vendo, as camisetas Mojo já está sendo vendida na Full Vinyl que fica na Avenida Dom Luiz, 685 - Loja 06. O telefone de contato é (85) 3268-3706 e o atendimento é das 10 às 18h de segunda a sábado.
Dúvidas ou sugestões? nao se acanhe! entre em contato conosco através do email do do próprio blog!
Keep da Mojo Workin'!
Este post tem a função de trazer algumas boas novas e apresentar alguns colaboradores/amigos do nosso blog.
Antes de tudo é importante deixar claro que, apesar de estar vinculado ao site da marca, o blog tem a proposta de existir como canal de comunicação informal*, onde, tanto os colaboradores quanto os leitores têm total liberdade de expressar suas opiniões e pontos de vista acerca dos assuntos aqui levantados, gerando discussão sobre os mesmos.
A idéia é trazer a opinião de designers, estilistas, ilustradores, músicos e artistas em geral, enriquecendo o conteúdo e, por vezes, debatendo pontos de vista. Opostos ou não.
Os posts são elaborados pelos próprios colaboradores e a Mojo, enquanto marca, empresa ou produto, não tem nenhuma responsabilidade sobre o conteúdo aqui disponibilizado. O que procuramos, é criar e manter um canal de comunicação, discussão e difusão de dados ou informações com os quais tenhamos alguma afinidade.
Bem, feita essa pequena introdução, apresento os colaboradores do blog. Com o tempo, suponho, vocês conhecerão o estilo de cada um. O que procuro com essa apresentação é dizer de onde vêm e o que fazem essas pessoas. Vamos a eles:
Felipe Diaz | Designer gráfico e Ilustrador.
Atua como Designer gráfico e ilustrador em São Paulo.
felipesdias@gmail.com
Felipe Gurgel | Jornalista Cultural e Músico.
Jornalista, baixista d`O Garfo e multimídia sempre que necessário.
fgurgel@gmail.com
Isadora P. Gallas | Stylist e mãe do Benjamin.
Stylist em Brasilia e em breve em Londres estudando Moda.
isadorapontes@gmail.com
Melina Mastroianni | Designer de Moda.
Edita também o ótimo “PopBag” (www.popbag.blogspot.com)
melinamastroianni@gmail.com
Nelson Oliveira | Jornalista e Designer Gráfico.
Atua como designer gráfico e é um dos sócios da Mojo.
nelsonluiz@gmail.com
Bem, esses são os colaboradores do Blog. Contamos também com a sua colaboração através dos comentários. Seu ponto de vista é fundamental pra todos que lêem o blog e se interessam, de alguma forma, pelos assuntos aqui discutidos.
*
Que não aparece ou se recusa a aparecer sob uma forma definida
Regionalismo: Brasil.
não formal ('convencional', 'cerimonioso'); que se caracteriza pela falta de formalidade
Ex.:
Rubrica: sociolingüística.
que se usa em situações informais, onde o indivíduo se sente à vontade e não se preocupa com a censura externa (diz-se de variante lingüística, linguagem, registro etc.); distenso
Obs.: cf. registro
Rubrica: sociolingüística.
que usa uma linguagem mais próxima da linguagem falada não formal, não elaborada (diz-se de estilo, construção, texto etc.)
(Fonte: Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa)
segunda-feira, 1 de setembro de 2008
Centenário do All Star e novidades na Mojo.
A Converse produziu novos modelos do tênis All Star para comemorar o aniversário dos 100 anos da marca em 2008.
Os novos modelos apresentam novas soluções em materiais, estampas, cores, acabamento e até no próprio desenho/modelagem do tênis. Nada que intervenha na peculiar silhueta do "sneaker", mas com um grande toque de inovação.
A Mojo participa dessa comemoração e, em breve, você saberá como. Vai a dica: All Star, Promoção, Customização...Enfim, já é o suficiente.
Logo, logo trago as boas novas pra que todos fiquem por dentro. Stay Tuned!
Seguem as imagens de alguns dos novos modelos desenvolvidos pela marca para a comemoração do centenário.
Primeiro post no blog da Mojo! (F. Diaz)
Sendo breve, queria dizer que aqui começa pra nós o prazeroso dever de dividir com vocês informações relacionadas ao universo dos apaixonados por estampas e camisetas.
Quem gosta de se expressar usando a criatividade no seu dia-a-dia, deve ter
boas referências de outros aficcionados pela mania do “falar-algo”.
Para dar o pontapé inicial de referências, começo com o site da Revista Juxtapoz, cujo conteúdo é impossível não ser citado. O site vai ser não só uma referência em si, mas também levará você a descobrir diversos loucos e loucuras do mundo das artes.
Um ponto negativo (ou não!) é que a revista está muito focada no cenário e nas galerias da Califórnia na América do Norte. Uma pequena listinha de artistas do tipo “veja-que-é-do-caralho”:
Acho que temos conteúdo suficiente pra passar pelo menos uma semana apreciando.
Post por Felipe Diaz
Vestida para matar, a sede.
O Designer italiano Roberto Cavalli assinou três diferentes modelitos que vestirão inusitadas silhuetas de garrafas de Coca-Cola Light. A coleção é inspirada em sua paixão pelas sedutoras pelagens de bichos como onças, tigres e leopardos. Segundo a Diretora de Marketing da Coca-Cola da Itália, o objetivo deste projeto é atingir predominantemente o sexo feminino. “Nós buscamos falar às mulheres fortes, modernas e extrovertidas que amam beleza, design, arte e cultura” diz Cristina Santucci.
Lançadas em setembro deste ano, as cobiçadas garrafinhas terão uma tiragem de apenas 300 mil unidades, ficando até dezembro a venda somente no mercado italiano.
Fonte WGSN.
Post por Melina Mastroianni
Assinar:
Postagens (Atom)