sábado, 27 de setembro de 2008

Teatro-de-Isquetes



Semana passada eu toquei no assunto rabiscos, mas em um sentido metafórico e até preconceituoso com a palavra. Hoje, o papo vai ser diferente. Antes de ir direto ao ponto do foco do post, vou rascunhar umas idéias.

Quem me conhece sabe que eu sou viciado em rascunhos de idéias (Calma, não vou ficar aqui falando sobre minha pessoa!) e em muitas vezes perco mais tempo analisando um rascunho de um artista do que suas idéias finalizadas. Acho que é lá que talvez, mais explicitamente, você vê as idéias puras, vê a ótica crua e muita liberdade criativa.

E é a favor dessa liberdade e contra as padronizações estéticas que eu venho meter-um-dedo-na-cara. É desses momentos de liberdade que acabamos nos esbarrando em expressões que vão virar nossas estampas, posters, livros ou até algo com uma ou aplicação menos mercadológica, como uma peça de museu.

Esse espírito livre pode ser nosso, não como artistas, mas como indivíduos, então: rascunhe, rabisque, projete, materialize suas idéias. Jogue fora as amarras do eu-não-sei-desenhar-e-escrever-pois-não-tenho-o-dom-vindo-dos-céus. Separe um bloco que caiba num bolso de um jeans, e crie o hábito de anotar e tracejar seus projetos em forma de imagens ou palavras. Essa vai ser a chave para abrir a porta do quarto onde tem uma grande faixa escrita para seu chefe careta: - Foda-se você e suas ideías cretinas, aqui eu faço o que quero!

Nesse momento, o mundo vai fazer um pouco mais de sentido em qualquer área que você atue como profissional.

Pra cortar o papo de auto-ajuda e numerologia, vou agora direto ao ponto em poucos caracteres. Baseado nesse clima de rascunhos, sketches ou o que você preferir chamar, indico a vocês assitirem um canal do You tube chamado: Sketch Theatre. Como ponto de partida vou indicar esse episódio do Chet Zar:



Por Felipe Diaz.

2 comentários:

isadora p. gallas disse...

eu só sei desenhar nuvem e ferro de passar..pq treinei muito hehhehe

A Filha da General disse...

talvez seja a hora de eu sair do limbo em vez de só reclamar que sinto "saudade" de desenhar...